Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Rússia promete retaliação ao ataque deste domingo e culpa EUA por mortes

Putin responsabiliza EUA por ataque fatal na Crimeia e promete reação violenta

Putin responsabiliza EUA por ataque fatal na Crimeia e promete reação violenta (Foto: Montagem/Arte)
Putin responsabiliza EUA por ataque fatal na Crimeia e promete reação violenta (Foto: Montagem/Arte)

Autoridades russas declararam neste domingo que os Estados Unidos são responsáveis por um ataque ucraniano na península da Crimeia, anexada pela Rússia. O ataque, realizado com cinco mísseis fornecidos pelos EUA, matou pelo menos cinco pessoas, incluindo três crianças, e feriu outras 124.

O Ministério da Defesa russo informou que quatro dos mísseis do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS), entregues pelos EUA e equipados com ogivas de fragmentação, foram abatidos por sistemas de defesa aérea, enquanto a munição do quinto míssil detonou no ar.

De acordo com o ministério, especialistas americanos definiram as coordenadas de voo dos mísseis com base em informações de satélites espiões dos EUA, implicando diretamente Washington na responsabilidade pelo ataque.

“A responsabilidade pelo ataque deliberado com mísseis contra os civis de Sevastopol é principalmente de Washington, que forneceu as armas à Ucrânia, e do regime de Kiev, de onde o ataque foi lançado”, afirmou o ministério.

No início deste ano, os Estados Unidos começaram a fornecer mísseis ATACMS à Ucrânia, com alcance de 300 km.

A Reuters não conseguiu verificar imediatamente os relatos de ambos os lados do campo de batalha.

Imagens da televisão estatal russa mostraram pessoas correndo de uma praia e outras sendo carregadas em espreguiçadeiras. Autoridades russas na Crimeia disseram que fragmentos de mísseis caíram logo após o meio-dia perto de uma praia no lado norte da cidade de Sevastopol, onde moradores estavam de férias.

Pelo menos 124 pessoas ficaram feridas, informou o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko. Entre os feridos estão 27 crianças, cinco das quais em estado grave, segundo as autoridades.

Rússia promete reagir ao ataque

O Ministério da Defesa russo afirmou que a Rússia responderá ao ataque de domingo, sem fornecer detalhes específicos. O Kremlin informou que o presidente Vladimir Putin está “em contato constante com os militares” desde o ataque a Sevastopol.

Nem a Ucrânia nem os Estados Unidos comentaram o ataque, realizado no mesmo dia em que a Ucrânia reportou a morte de uma pessoa e outras 10 feridas por ataques russos na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia.

Risco de conflito direto entre EUA e Rússia

A escalada das tensões entre EUA e Rússia, ambas potências nucleares, aumenta significativamente o risco de um conflito direto, que teria consequências catastróficas. Um confronto direto entre esses países poderia desencadear um conflito nuclear, causando destruição em massa e perda de vidas em escala global. Além disso, tal conflito desestabilizaria ainda mais a ordem internacional, afetando a economia global e provocando crises humanitárias em larga escala. Portanto, a diplomacia e a resolução pacífica de conflitos são essenciais para evitar uma escalada que possa levar a um confronto direto entre essas duas superpotências.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Advertisement

Recomendas

Economia

VW Santana, o carro alemão que os brasileiros fizeram na China

Esporte

Em final confusa, repleta de desorganização e cheia de emoção, Argentina sai campeã

Esporte

A super Espanha é tetra campeã europeia de forma incrível

Séries

O rei teve seu rosto desfigurado e a armadura fundiu-se a sua carne após batalha dos dragões

Cultura

Sérgio Cabral, pai do ex-governador do RJ, foi uma lenda do jornalismo nacional

Últimas

Mundo

O ex-presidente e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício na Pensilvânia neste sábado (13). Trump foi quase...

Esporte

O Brasil garantiu a classificação para a segunda etapa da Copa América com um desempenho nada convincente, trazendo um alívio tanto para os patrocinadores...

Atualidades

Em 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos novos cresceram bastante no Brasil, especialmente por causa dos preços competitivos das montadoras chinesas. Mas...

Mundo

Os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), enfrentam incertezas quanto ao retorno à Terra devido...

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Mais notícias relacionadas

Mundo

EUA pedem que China e Rússia declarem que apenas humanos, e não IA, controlam armas nucleares

Esporte

Ouro no Pan de Santiago, seleção enfrenta o Cazaquistão às 14h de sexta

Esporte

Jogador precisou esclarecer o vídeo compartilhado nas redes sociais

Mundo

Nostradamus previu guerras terríveis para 2023

Famosos

Ex-atriz pornô ficou famosa no Brasil durante a CPI da covid

Famosos

Atriz detalha susto quando estava visitando Tel-Aviv no início do conflito

Tecnologia

Nos ataques dos últimos dias o domo de ferro interceptou 90% dos mísseis lançados contra o país

Mundo

As autoridades contaram 260 jovens mortos e o número ainda deve subir