Connect with us

Hi, what are you looking for?

Televisão

Apresentadora diz que preocupação com Ucrânia é “porque são brancos”

Apresentadora da MSNBC causa polêmica com declarações

Apresentadora diz que preocupação com Ucrânia é “porque são brancos” (Reprodução/MSNBC)
Apresentadora diz que preocupação com Ucrânia é “porque são brancos” (Reprodução/MSNBC)

A apresentadora negra do MSNBC, Joy Reid, compartilhou uma explicação racial para a preocupação pública e da mídia sobre a crise Rússia-Ucrânia, dizendo que os americanos são mais compassivos com os ucranianos do que as pessoas em outras nações devastadas pela guerra porque os afetados são predominantemente brancos e cristãos.

“Também devemos nos importar tanto com os refugiados e aqueles que enfrentam ocupação e guerra no Oriente Médio, Ásia e África também”, disse Reid no episódio de segunda-feira à noite de seu programa. “A cobertura da Ucrânia revelou uma disparidade bastante radical em como os ucranianos humanos parecem e se sentem para a mídia ocidental em comparação com seus colegas mais pardos e negros”.

Reid comparou o clamor público sobre o conflito na Ucrânia com a guerra civil amplamente ignorada no Iêmen, onde quase sete anos de bombardeios por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita mataram milhares de civis e forçou mais de 4 milhões de pessoas a fugir de suas casas. Apoiada pelos EUA e outros membros da OTAN, a coalizão liderada pela Arábia Saudita interveio no Iêmen para atacar os rebeldes houthis apoiados pelo Irã.

“Nós não testemunhamos o mesmo tipo de solidariedade para os iemenitas como para os ucranianos”, observou Reid. “Não vemos sanções históricas ou campanhas globais – corporações como Airbnb e Netflix tomando uma posição”.

Reid argumentou que o mundo está prestando mais atenção à crise da Ucrânia porque está acontecendo na Europa. “Se isso estivesse acontecendo em qualquer outro lugar, veríamos a mesma manifestação de apoio e compaixão? Não precisamos nos perguntar se a resposta internacional seria a mesma se a Rússia desencadeasse seu horror em um país que não era branco e em grande parte cristão, porque a Rússia já fez isso – na Síria.”

A apresentadora da MSNBC chamou a disparidade na cobertura da mídia de um “momento de aprendizado”. Ela acrescentou: “Não temos medo de chamar nossa própria indústria. Há muito exame de consciência que precisamos fazer na mídia ocidental sobre por que algumas guerras e vidas parecem importar mais do que outras.”

Reid tem um histórico de olhar para uma ampla gama de questões através das lentes da cor da pele. Ela culpou o fracasso de Joe Biden em vencer as eleições presidenciais de 2020 em uma avalanche de “racismo, anti-negritude, anti-acordar”. Ela atribuiu a cobertura do verão passado sobre a vlogger desaparecida Gabby Petito à “síndrome da mulher branca desaparecida”.

Em dezembro passado, ela acusou o bilionário Elon Musk de “apropriar-se indevidamente do vernáculo negro” depois que ele se referiu brincando à senadora Elizabeth Warren como “Karen”.

Advertisement

Recomendas

Famosos

A atriz pornô Stormy Daniels já fez mais de 100 filmes

Curiosidades

Bilionários como dono do Facebook investem em bunkers para se proteger de apocalipse

Esporte

Palmeiras derrotado pelo Atlético Paranaense em Barueri

Esporte

Um novo amanhecer de glória para o Esporte Clube Bahia

Música

Datas de shows de Bruno Mars causam confusão e viram caso de polícia

Últimas

Tudo Sobre

O talento de Bruno Mars, inspirado no deus Marte

Netflix

As complexidades da vida em "Limites", um filme que vai além do convencional!

Esporte

Tite e Flamengo estão muito próximos de um vexame histórico

Cinema

David Corenswet vai assumir o papel principal de Superman

Bombando

A cantora Flora Matos causou revolta nas redes sociais ao comentar sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, resultando em 90...

Especial para você

Esporte

Ouro no Pan de Santiago, seleção enfrenta o Cazaquistão às 14h de sexta

Esporte

Jogador precisou esclarecer o vídeo compartilhado nas redes sociais

Famosos

Ex-atriz pornô ficou famosa no Brasil durante a CPI da covid

Famosos

Atriz detalha susto quando estava visitando Tel-Aviv no início do conflito

Netflix

'Born in Gaza' mostra a vida de crianças nascida na área de conflito entre Israel e Palestina

Netflix

"Fauda" apresenta uma abordagem intensa e realista do conflito entre Israel e Palestina

Cinema

Com efeitos especiais incríveis Resistência é uma eletrizante história de ficção científica

Netflix

Toda Luz Que Não Podemos Ver tem Mark Ruffalo, Hugh Laurie e Louis Hofmann no elenco

Advertisement