Quase 2,5 milhões de veículos fabricados entre 2001 e 2018 estão sob um recall crítico no Brasil devido a uma falha nos airbags, conhecida por causar a morte de sete pessoas no país. Esses airbags, fabricados pela empresa japonesa Takata, são apelidados de “airbags mortais” devido ao risco significativo que representam para a segurança dos ocupantes dos veículos.
Causa das falhas
A principal falha desses airbags está no uso do nitrato de amônio, um composto químico utilizado para inflar o dispositivo em caso de colisão. Com o tempo, a exposição ao calor e à umidade pode tornar esse composto extremamente instável, resultando em explosões violentas que não apenas inflacionam o airbag, mas também dispersam fragmentos metálicos em alta velocidade dentro do veículo.
Esses fragmentos metálicos, lançados a velocidades assustadoras, geralmente atingem os ocupantes do carro, principalmente o motorista. Entre 2001 e 2021, o defeito nos airbags da Takata já foi responsável por pelo menos sete mortes no Brasil e inúmeros ferimentos graves, conforme registros oficiais.
Explosão
Em uma recente entrevista ao programa “Fantástico” da TV Globo, Rodolpho da Hora, perito em trânsito, explicou a gravidade da situação. Segundo ele, “a bolsa abre a cerca de 320 km/h. Então, juntando uma explosão muito forte com uma peça fragilizada pelo composto químico, esses fragmentos saem como se fossem um tiro à queima-roupa”, destacando a letalidade do problema.
Modelos afetados
Modelos populares de marcas como Fiat, Honda, Chevrolet e Volkswagen estão entre os mais afetados. Em abril de 2024, por exemplo, um acidente em Sergipe resultou na morte do motorista Cleber Moreira, que foi atingido no tórax pelos fragmentos de um airbag defeituoso em seu Chevrolet Celta, após uma leve colisão.
Marcas aplicam recall
Este caso levou a Chevrolet a convocar mais de 235 mil unidades dos modelos Celta e Classic para um recall imediato. A tragédia expôs a gravidade do problema e reforçou a necessidade urgente de os proprietários afetados levarem seus veículos para a substituição dos airbags.
A Takata, que faliu em 2017 devido ao escândalo, admitiu sua culpa na falha dos dispositivos. A empresa foi multada em mais de 1 bilhão de dólares nos Estados Unidos, onde mais de 20 milhões de carros com airbags defeituosos foram vendidos, em um dos maiores recalls da história automobilística.
O Brasil também enfrenta esse problema em larga escala, com mais de 5 milhões de veículos convocados para o recall. No entanto, apenas metade dos proprietários atendidos levou seus veículos para a troca do airbag defeituoso, o que preocupa as autoridades e fabricantes.
As montadoras têm intensificado esforços para alcançar todos os afetados, utilizando campanhas publicitárias e ofertas para incentivar a participação no recall. A Chevrolet, por exemplo, chegou a oferecer R$ 500 em combustível para os proprietários que realizassem a troca do airbag.
Como conferir recall do seu modelo
Para verificar se seu veículo precisa de recall, os proprietários podem acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito, inserindo o número do chassi ou da placa do carro. É essencial que todos os veículos com airbags defeituosos sejam reparados, pois a substituição é gratuita e pode salvar vidas.
Resumo para quem está com pressa:
- 2,5 milhões de veículos estão sob recall no Brasil devido a airbags Takata defeituosos.
- O nitrato de amônio nos airbags pode se tornar explosivo, lançando fragmentos metálicos mortais.
- Sete mortes no Brasil já foram atribuídas a esses airbags entre 2001 e 2021.
- Modelos de Fiat, Honda, Chevrolet e Volkswagen estão entre os afetados.
- Apenas metade dos veículos convocados compareceu para o recall no Brasil.
- Proprietários podem verificar o status do recall no site da Secretaria Nacional de Trânsito.