Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Novo eclipse acontece ainda em outubro; saiba detalhes

Brasil assistiu a eclipse solar no último sábado (14)

O surfista Ítalo Ferreira, em uma das fotos mais impressionantes do último eclipse solar
O surfista Ítalo Ferreira, em uma das fotos mais impressionantes do último eclipse solar (Divulgação)

Prepare-se para mais um espetáculo cósmico! Após o emocionante eclipse solar que pôde ser visto em todo o Brasil, o mês de outubro nos presenteia com outro fenômeno astronômico: um eclipse lunar parcial, marcado para o próximo dia 28.

Ítalo Ferreira posa para foto durante eclipse solar do último sábado
Ítalo Ferreira posa para foto durante eclipse solar do último sábado – Foto: Instagram

De acordo com informações do renomado portal Time and Date, este evento celeste poderá ser observado, pelo menos em parte, em várias regiões do mundo, abrangendo a Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Eclipse lunar no Brasil

No Brasil, a maior parte do eclipse será visível durante a fase penumbral. Isso significa que as mudanças na coloração da Lua podem ser mais sutis e menos perceptíveis a olho nu. Entretanto, em algumas áreas do Nordeste, teremos a oportunidade de apreciar o fenômeno em sua fase parcial.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, nos ensina que a sombra da Terra se divide em duas partes: a umbra, que fica totalmente na escuridão, e a penumbra, que recebe a iluminação parcial do Sol, conforme informações do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Como acontece o eclipse lunar

Mas afinal, o que é um eclipse lunar parcial? Este fenômeno ocorre quando a Lua está na fase Cheia, e a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol. No entanto, devido à natureza parcial desse eclipse, os três corpos celestes não se alinham perfeitamente.

É importante destacar que, embora dependamos da fase de Lua Cheia para a ocorrência do eclipse, nem todas as noites de Lua Cheia testemunham esse espetáculo, devido à inclinação da órbita da Lua ao redor da Terra.

O eclipse lunar parcial se desenrola em diversos estágios, de acordo com o Time and Date:

  1. Início do eclipse penumbral;
  2. Início do eclipse parcial;
  3. Eclipse máximo;
  4. Fim do eclipse parcial;
  5. Fim do eclipse penumbral.

O ápice do eclipse lunar parcial ocorre quando a umbra da Terra cobre a maior parte da Lua. No caso do evento marcado para o dia 28, cerca de 6% da superfície lunar será coberta pela umbra.

A duração total desse espetáculo celeste será de aproximadamente 4 horas e 25 minutos. Portanto, prepare-se para mais um espetáculo deslumbrante nos céus, onde a Lua e a Terra dançarão em perfeita harmonia, proporcionando um show inesquecível para todos os amantes da astronomia. Não perca essa oportunidade de testemunhar a beleza e a grandiosidade do universo!

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Criptomoedas

Peter Schiff, o economista que previu a crise financeira de 2008 e um defensor fervoroso do ouro, declarou recentemente que o Bitcoin está “morto”....

Mundo

No epicentro das acusações contra Donald Trump, está a atriz Stormy Daniels, cuja presença nesse turbulento julgamento criminal expõe as profundas falhas de caráter...

Criptomoedas

Bitcoins adormecidos acordaram

Mundo

Os bilionários estão preocupados com as catástrofes climáticas

Últimas

Tecnologia

Concorrente menor da gigante dos serviços de nuvem apresenta ótima performance

Tudo Sobre

O Chevrolet Corvette E-Ray 2024 representa um marco significativo na história do Corvette, marcando a transição do icônico modelo para uma era eletrificada. Com...

Esporte

Horários, Transmissões e Expectativas para a Próxima Etapa Eletrizante da Fórmula 1

Esporte

Sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, adquire o Esporte Clube Bahia por R$ 126 Bilhões

Esporte

E-Ray 2025 será o pace car na 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

Mais notícias relacionadas

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Brasil

Lua de Sangue triplamente especial será visível hoje de todo o Brasil

Brasil

No Brasil, site do Observatório Nacional mostra o fenômeno

Atualidades

A maior parte das dívidas é relacionada ao cartão de crédito

Atualidades

Dinheiro poderá ser retirado em aplicativo ou caixa eletrônico

Atualidades

Receberão o benefício 3,6 milhões de pessoas