Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

NASA revela que erupções vulcânicas podem intensificar com aquecimento global

Estudo da NASA lançou luz sobre possível conexão entre erupções vulcânicas e aquecimento global

Vulcões podem causar impactos de grandes proporções que afetam todo planeta, e por muito tempo (Reprodução / TV)
Vulcões podem causar impactos de grandes proporções que afetam todo planeta, e por muito tempo (Reprodução / TV)

Um estudo científico da NASA lançou luz sobre uma possível conexão entre erupções vulcânicas e o aquecimento global. O estudo da NASA destaca as erupções vulcânicas de inundação de basalto, um fenômeno causado por gigantescas erupções vulcânicas ou séries delas que cobrem vastas áreas com rocha ígnea. Os resultados da pesquisa, publicados no periódico científico Geophysical Research Letters, revelam que essas erupções podem ter contribuído significativamente para o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio.

Ao contrário das erupções vulcânicas breves e explosivas que ocorrem em questão de horas ou dias, as inundações de basalto podem estender-se por séculos, às vezes até mais. Muitas delas coincidem com eventos de extinção em massa e períodos extremamente quentes na história da Terra. Utilizando o modelo climático Goddard Earth Observing System, os cientistas simularam uma fase da erupção do Columbia River Basalt que ocorreu entre 15 e 17 milhões de anos atrás. Surpreendentemente, descobriu-se que, globalmente, houve um breve resfriamento antes que o efeito de aquecimento prevalecesse.

A explicação para as conclusões do estudo da NASA está na transformação do dióxido de enxofre liberado por essas erupções pela atmosfera em aerossóis de sulfato sólido. Embora esses aerossóis inicialmente reflitam a luz solar visível, causando um efeito de resfriamento, eles também absorvem radiação infravermelha, aquecendo a atmosfera. Esse aquecimento permite que o vapor de água, normalmente confinado à superfície, se misture na estratosfera, contribuindo para o aquecimento do planeta e afetando a camada de ozônio.

Essas descobertas não apenas têm implicações para a compreensão das mudanças climáticas na Terra, mas também lançam luz sobre as erupções de inundação de basalto em Marte e Vênus, sugerindo que elas possam ter desempenhado um papel crucial em seus destinos áridos e na perda de água. Enquanto continuamos a explorar os mistérios dos fenômenos naturais, essas pesquisas nos lembram da complexa interconexão entre vulcões, clima e o equilíbrio ambiental global.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Mundo

No epicentro das acusações contra Donald Trump, está a atriz Stormy Daniels, cuja presença nesse turbulento julgamento criminal expõe as profundas falhas de caráter...

Criptomoedas

Bitcoins adormecidos acordaram

Mundo

Os bilionários estão preocupados com as catástrofes climáticas

Tudo Sobre

O Chevrolet Corvette E-Ray 2024 representa um marco significativo na história do Corvette, marcando a transição do icônico modelo para uma era eletrificada. Com...

Esporte

Horários, Transmissões e Expectativas para a Próxima Etapa Eletrizante da Fórmula 1

Últimas

Esporte

Sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, adquire o Esporte Clube Bahia por R$ 126 Bilhões

Esporte

E-Ray 2025 será o pace car na 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

Esporte

Seleção Brasileira: Convocação com Sabor de Sucesso!

Brasil

Aquecimento global gera eventos extremos, causados pela ação do homem, em todo planeta

Criptomoedas

Mais uma queda do Bitcoin e muita correria nas vendas

Mais notícias relacionadas

Mundo

Artemis sofre muito mais que o esperado pelos engenheiros da NASA

Mundo

Conclusão vem de mais de 30 anos de observações via satélite

Mundo

Atividade industrial acelerou nos Estados Unidos e outras super potências

Mundo

Nova técnica foi batizada de "clareamento marinho de nuvens"

Mundo

Continente gelado enfrenta uma série de ondas de calor sem precedentes

Mundo

99942 Apophis está sendo acompanhado "de perto" pela NASA

Mundo

Temperaturas foram 0,25 graus Celsius mais altas que no ano anterior