• Publicidade
  • Entretenimento
  • Contato
  • Privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
  • Login
Drift Digital
  • IA
  • Tech
  • Ciência
  • Games
  • Esporte
  • Séries
  • Cinema
  • Música
No Result
View All Result
  • IA
  • Tech
  • Ciência
  • Games
  • Esporte
  • Séries
  • Cinema
  • Música
No Result
View All Result
Drift Digital
No Result
View All Result
Home Inteligência Artificial

Air Canada foi condenada por informação incorreta de Chatbot

by Vladimir Vidal
18/05/2024
in Inteligência Artificial
Reading Time: 5 mins read
Erro de chatbot provoca decisão inédita na justiça do Canadá

Erro de chatbot provoca decisão inédita na justiça do Canadá (Divulgação)

498
SHARES
1.4k
VIEWS
PublicarEnviarTwittar

A Air Canada teve que pagar compensação a um neto enlutado. Isto porque ele alegou que comprou, por indução da plataforma, passagens aéreas pelo preço total através de um chatbot mal informado.

O Tribunal de Resolução Civil (CRT) da Colúmbia Britânica considerou a companhia aérea responsável pelo mau aconselhamento. Assim, um chatbot no site da empresa foi o responsável pelo dano, o que significou que um passageiro não pôde reivindicar uma tarifa de luto.

Em um argumento que surpreendeu um juiz de pequenas causas na Colúmbia Britânica, a companhia aérea tentou se distanciar do mau conselho de seu próprio chatbot, alegando que a ferramenta online era “uma entidade legal separada responsável por suas próprias ações.”

“Esta é uma apresentação notável”, escreveu Christopher Rivers, membro do Tribunal de Resolução Civil (CRT).

“Embora um chatbot tenha um componente interativo, ele ainda é apenas uma parte do site da Air Canada. Deveria ser óbvio para a Air Canada que é responsável por todas as informações em seu site. Não faz diferença se as informações vêm de uma página estática ou de um chatbot.”

‘Palavras enganosas’

Em uma decisão divulgada esta semana, Rivers ordenou que a Air Canada pagasse a Jake Moffatt $ 812 para cobrir a diferença entre as tarifas de luto da companhia aérea e os $ 1.630,36 que pagaram por passagens de preço total de ida e volta para Toronto compradas depois que sua avó faleceu.

Chatbot de suporte

A avó de Moffatt morreu no Dia da Lembrança de 2022. Moffatt visitou o site da Air Canada no mesmo dia.

Jake Moffatt afirmou ter comprado passagens de preço total para Toronto e de volta com base no conselho de um chatbot de que poderiam fazer retroativamente uma reivindicação de luto. “Enquanto usavam o site da Air Canada, eles interagiram com um chatbot de suporte”, diz a decisão.

Moffatt forneceu ao CRT uma captura de tela das palavras do chatbot:

“Se você precisar viajar imediatamente ou já tiver viajado e gostaria de enviar seu bilhete para uma tarifa reduzida de luto, por favor, faça-o dentro de 90 dias a partir da data em que seu bilhete foi emitido, preenchendo nosso formulário de Solicitação de Reembolso de Bilhetes”.

Com base nessa garantia, Moffatt afirmou ter reservado passagens de preço total de ida e volta para Toronto.

Mas quando eles entraram em contato com a Air Canada para recuperar seu dinheiro, foi-lhes dito que as tarifas de luto não se aplicam a viagens concluídas – algo explicado em outra parte de seu site.

Moffatt enviou uma cópia da captura de tela para a Air Canada – apontando o conselho do chatbot em contrário.

“Um representante da Air Canada respondeu e admitiu que o chatbot havia fornecido ‘palavras enganosas'”, escreveu Rivers.

“O representante destacou o link do chatbot para a página da web de viagens de luto e disse que a Air Canada havia observado o problema para poder atualizar o chatbot.”

Aparentemente, Moffatt achou isso pouco reconfortante – e optou por processar.

Chatbot enganoso: ‘cuidado razoável’ não existiu para garantir precisão

De acordo com a decisão, a Air Canada argumentou que não pode ser responsável pelas informações de um de seus “agentes, servos ou representantes – incluindo um chatbot“.

Mas Rivers observou que a companhia aérea “não explica por que acredita que esse é o caso”.

“Concluo que a Air Canada não tomou cuidado razoável para garantir que seu chatbot fosse preciso”, concluiu Rivers.

A Air Canada argumentou que Moffatt poderia ter encontrado as informações corretas sobre as tarifas de luto em outra parte do site da companhia aérea.

Mas, como Rivers apontou, “isso não explica por que a página da web intitulada ‘Viagens de Luto’ era inherentemente mais confiável do que seu chatbot.”

“Não há motivo para que o Sr. Moffatt deva saber que uma seção do site da Air Canada é precisa e outra não”, escreveu Rivers.

Uma pesquisa do Instituto de Informações Jurídicas do Canadá – que mantém um banco de dados de decisões jurídicas canadenses – mostra uma escassez de casos com conselhos ruins de chatbots; o de Moffatt parece ser o primeiro.

Share35Share199Tweet125Share
Publicidade Publicidade Publicidade

Related Posts

ChatGPT segue em alta
Inteligência Artificial

ChatGPT gasta 17 mil vezes mais eletricidade do que casas nos EUA

by Guilherme Assumpção
15/03/2024
Verses AI aponta falhas nos métodos de aprendizado de máquina por trás do ChatGPT
Inteligência Artificial

Empresa pretende desbancar o Chat-GPT na inteligência artificial

by Vladimir Vidal
15/03/2024
Elon Musk falou sobre a rivalidade
Inteligência Artificial

Elon Musk promete abrir código-fonte de rival do ChatGPT

by Guilherme Assumpção
15/03/2024
IA segue em evolução
Inteligência Artificial

IA chega ao mundo físico através do ChatGPT; entenda como!

by Guilherme Assumpção
15/03/2024
ChatGPT nativo chega aos computadores da Intel
Inteligência Artificial

‘ChatGPT nativo’: computador da Intel chega ao Brasil neste ano

by Guilherme Assumpção
15/03/2024
  • Trending
  • Latest
Palmeiras campeão do mundial de clubes de 1951 (Copa Rio)

Mundial de 1951: minha alma de palmeirense saiu lavada pela série da ESPN

13/06/2025
Confira a lista com os melhores apps para marcar encontros

Os melhores Apps para marcar encontros quentes, sem enrolação

31/10/2024
Hoje, 6 de janeiro de 2025, a Lua está na fase Crescente, com 40% de iluminação

Energia crescente: Entenda a fase atual da Lua hoje, 6 de janeiro de 2025

14/06/2025
Piquerez e Emiliano Martínez, do Palmeiras, durante treinamento, na Universidade da Carolina do Norte. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Mundial: Palmeiras está nos EUA e torcida invade Nova Iorque para estreia contra o Porto

13/06/2025
Astrônomos do projeto Atlas, no Havaí, identificaram o asteroide A11gr7A, muito próximo à Terra

Asteroide chega muito próximo da Terra e acende alerta em cientistas

14/06/2025
O Banco Central e o Boletim Focus são cruciais para prever e ajustar o cenário econômico

Hackers invadem sistema bancário e prejuízo ultrapassa R$ 1 bilhão

02/07/2025
DNA é uma substâncias química envolvida na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas (Foto: Twitter/Cortesia)

Prometheus: Cientistas buscam criar DNA humano artificial

26/06/2025
A disputa pelo troféu de 1o Campeão de Mundial de Clubes está acirrada (Foto: FIFA/Cortesia)

IA prevê resultados de Palmeiras x Botafogo e Flamengo x Bayern, confira

25/06/2025
'Grow a Garden' bate recorde de usuários simultâneos e supera Fortnite (Foto: Reprodução/Tela)

“Grow a Garden” quebra recorde de usuários e supera Fortnite

25/06/2025
Smart Glass da Meta e Oakley com visual esportivo (Foto: Meta/Divulgação)

Oakley Meta HSTN: Óculos estilosos, tech e agora com cara de atleta

24/06/2025
Publicidade Publicidade Publicidade
  • Publicidade
  • Entretenimento
  • Contato
  • Privacidade

Copyright © 2025 Drift Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • IA
  • Tech
  • Ciência
  • Games
  • Esporte
  • Séries
  • Cinema
  • Música

Copyright © 2025 Drift Digital.