Chegou outono e ele pode trazer boas notícias!. A “bolha de calor” que provocou altas temperaturas e sensações térmicas na região Centro-Sul do Brasil deve perder força a partir desta quarta-feira (20). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a onda de calor terminou nessa segunda-feira (18/3). Como resultado, previsão de chuvas intensas para todo o país.
Apesar da chegada do outono, as temperaturas ainda permanecerão relativamente elevadas, com uma gradual diminuição do calor ao longo da semana. Os meteorologistas apontam que, embora o pico da onda de calor já tenha passado, não se espera um resfriamento significativo neste momento.
Segundo Olivio Bahia, meteorologista do Inmet, embora a onda de calor tenha cessado, não significa que as temperaturas cairão bruscamente. A expectativa é de que a mudança no clima comece a ser percebida a partir de quinta-feira (21/3) em partes do Brasil, com uma queda mais acentuada prevista para sexta-feira (22/3).
Natálio Abrahão Filho, meteorologista do Climatempo, explica que a pressão atmosférica no Paraguai, responsável por manter o calor no Centro-Sul do Brasil, deve se afastar, permitindo o retorno das chuvas nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, o calor ainda persistirá, pois o El Niño continuará ativo no Oceano Pacífico até meados de abril.
Com a transição para o outono, espera-se que os primeiros dias da estação mantenham características semelhantes ao verão, com temperaturas ainda elevadas. De acordo com Olívio Bahia, do Inmet, embora a estação esteja oficialmente começando, é comum que os primeiros 30 a 40 dias ainda se assemelhem ao verão em termos de clima.