Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Incrível: Porque dividimos as horas em 60 minutos e os minutos em 60 segundos?

O fascinante motivo de existirem 60 segundos em cada minuto e 60 minutos em cada hora tem mais de 3000 anos

Alienígenas do Passado é uma série baseada no livro 'Eram os Deuses Astronautas' (Divulgação)
Alienígenas do Passado é uma série baseada no livro 'Eram os Deuses Astronautas' (Divulgação)

Você já parou para pensar por que temos 60 segundos em um minuto e 60 minutos em uma hora? A gente nem questiona isso, porque é assim há milhares de anos. Acredite se quiser, essa organização do tempo foi decidida há cerca de 4.000 anos! Nossos relógios funcionam em intervalos de sessenta porque os sumérios e babilônios, lá no passado distante, decidiram assim.

Os babilônios começaram a codificar suas crenças e descobertas astronômicas no século 14 a.C., ou seja, há 3400 anos. E é dessas contas e suposições que vêm muitos dos nossos números mais comuns e básicos.

Os sumérios inventaram um sistema de numeração baseado no número sessenta, chamado sistema sexagesimal (tente falar isso rápido seis vezes!). Hoje usamos o sistema decimal, que é baseado em intervalos de dez, mas há várias vantagens no sistema sexagesimal que acabamos perdendo.

O número sessenta é o menor número divisível pelos seis primeiros números naturais (1, 2, 3, 4, 5 e 6). E também é divisível por 10, 12, 15, 20 e 30. Isso facilita muito na hora de dividir. O número sessenta tem onze divisores fáceis, o que torna dividir em grupos simples uma moleza.

Dividimos nossos relógios de forma semelhante, o que mostra a versatilidade do sistema sexagesimal. Como sessenta é tão fácil de usar, podemos dividir nossas horas em quartos (15 minutos), metades (30 minutos) e até em intervalos de seis (10 minutos). Essas divisões comuns ainda são as mais usadas hoje. As pessoas dizem coisas como “estou lá em dez minutos” e “meia hora” o tempo todo. E todas essas frases comuns têm origem nos antigos sumérios.

Em comparação, um sistema de numeração decimal não funciona tão bem para marcar o tempo. Por exemplo, se tivéssemos horas baseadas no número dez, seria difícil ter intervalos simples de um quarto de hora (já que um quarto de 10 é 2,5, tornando tudo bem confuso).

O relógio não é a única coisa que tem vestígios do antigo sistema sexagesimal. Os babilônios, em particular, eram inventores e matemáticos dedicados. Foram eles que dividiram o ano em 360 dias (que é sessenta vezes seis) e que nos deram 360 graus em um círculo. Todos esses números são baseados no sistema sexagesimal. O calendário foi eventualmente ajustado para 365,25 dias para corresponder ao ano astronômico real, mas eles não estavam muito longe com o número original.

O interessante sobre o uso de um sistema sexagesimal pelos antigos é que isso complica a vida de quem procura padrões numéricos, proporções e cálculos religiosos. Se você usa um sistema de numeração diferente, isso pode mudar completamente a aparência de tudo isso. Em um exemplo particularmente doloroso, alguns “teóricos dos antigos astronautas” afirmam ter encontrado um padrão que aponta para a velocidade da luz em uma ruína antiga. O problema é que as pessoas que construíram essas ruínas usavam um sistema de numeração completamente diferente, então o número atual e o número antigo não coincidem nem se parecem.

Então, da próxima vez que você olhar para um relógio para ver as horas, pense nos babilônios. Foram eles que nos deram esse relógio. O antigo sistema sexagesimal ainda está presente em muitos aspectos das nossas vidas hoje, e a maioria das pessoas nem percebe sua influência. O sistema decimal é ótimo e funciona bem para nós hoje (especialmente se você usar o sistema métrico), mas o sistema sexagesimal tinha suas próprias vantagens, e é por isso que ele ainda está parcialmente vivo até hoje.

Written By

Escrevo sobre bastidores dos famosos e o que estão aprontando. Seleciono o melhor das agências de notícias e produzo resumos 'topzeira' para quem tem pouco tempo pra se informar. Mineiro e fanático pelo Galo.

Advertisement

Recomendas

Economia

VW Santana, o carro alemão que os brasileiros fizeram na China

Esporte

Em final confusa, repleta de desorganização e cheia de emoção, Argentina sai campeã

Esporte

A super Espanha é tetra campeã europeia de forma incrível

Séries

O rei teve seu rosto desfigurado e a armadura fundiu-se a sua carne após batalha dos dragões

Cultura

Sérgio Cabral, pai do ex-governador do RJ, foi uma lenda do jornalismo nacional

Últimas

Mundo

O ex-presidente e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício na Pensilvânia neste sábado (13). Trump foi quase...

Esporte

O Brasil garantiu a classificação para a segunda etapa da Copa América com um desempenho nada convincente, trazendo um alívio tanto para os patrocinadores...

Atualidades

Em 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos novos cresceram bastante no Brasil, especialmente por causa dos preços competitivos das montadoras chinesas. Mas...

Mundo

Os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), enfrentam incertezas quanto ao retorno à Terra devido...

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Mais notícias relacionadas

Séries

A influência de "Eram os Deuses Astronautas?" em Battestar Galactica

Mundo

Corpos Alienígenas revelados no México podem ser reais de acordo com testes laboratoriais

Curiosidades

Cientistas apresentam dois corpos "mumificados de alienígenas" ao Congresso do México

Curiosidades

Os Anunakis são uma das figuras mais intrigantes e enigmáticas da história mundial.

Curiosidades

Conan, DNA, Anunakis, sumérios, aliens e as teorias mais surpreendentes sobre a civilização

Curiosidades

Ano de 536 dC foi um dos anos mais sombrios e catastróficos da história da humanidade

Curiosidades

Giorgio Tsoukalos, o apresentador de TV conhecido por pesquisar OVNIs