Connect with us

Hi, what are you looking for?

Games

Atari: Gamestation retrô vai deixar apaixonados da marca enlouquecidos

Produto traz de volta a magia dos videogames clássicos

Atari Gamestation Pro: modelo para conquistar os apaixonados pela nostalgia da marca (Divulgação)

Revisitar os clássicos dos videogames por meio de emulação em computadores ou dispositivos plug-and-play com jogos pré-carregados. Assim tem sido um hobby dos mais entusiastas nas últimas duas décadas. Mas a maioria desses emuladores ou dispositivos de terceiros estão cometendo pirataria. Isto porque há pouca ou nenhuma chance de os desenvolvedores/fabricantes terem pago as taxas de licenciamento adequadas aos criadores originais dos jogos.

Isso torna o Atari Gamestation uma forma mais ética de jogar videogames clássicos, pois é um produto Atari oficialmente licenciado. Este console plug-and-play de baixo custo oferece mais de 200 jogos dos consoles domésticos Atari 2600, 5200, 7800, bem como jogos de fliperama da Atari. Além disso, com um design que se assemelha ao console Atari 2600 (incluindo o controle joystick). Como resultado, este dispositivo de baixo preço pode trazer de volta algumas lembranças agradáveis.

Vamos ao console!

Da embalagem de plástico frágil ao hardware real, o console Atari Gamestation Pro parece mais um brinquedo do que um gadget tecnológico. O próprio console parece quase vazio por dentro, e os dois controles de joystick têm uma aba de plástico cobrindo um compartimento para quatro pilhas AAA. Felizmente, o controle também tem alimentação por energia USB-C, pois faz pelo menos uma década desde que eu usei ou possuí pilhas secas. O console e o joystick juntos mal pesam 1,27 kg, então é definitivamente leve o suficiente para ser carregado com você – apenas certifique-se de embalá-lo adequadamente dentro de uma bolsa ou mala, ou o joystick pode quebrar porque parece tão frágil.

Atari Gamestation traz de volta a magia do console original (Reprodução)

O console, assim como os controles, pode ser alimentado por um cabo USB-C, e há uma porta HDMI na parte de trás através da qual ele emite áudio e visuais. Na frente, há duas portas USB-C para conectar os controles (se você não estiver usando as pilhas). Existem dois botões físicos para ligar ou redefinir a máquina. Eles são tão grandes que estão pedindo para serem pressionados acidentalmente. Por que você faria o botão de energia um botão único gigante localizado na parte da frente e no topo do console?

Console tem caráter simplista e retrô (Reprodução)

O joystick é inspirado no controle do Atari 2600. O joystick é oito direcional, tem um botão no topo e um gatilho na lateral, e a base do controle tem outro botão, além de um dial giratório. Existem três botões pequenos para Iniciar, Início e Voltar. Aviso que o botão de iniciar não funciona para alguns jogos – em vez disso, você inicia pressionando o botão A. É confuso, e vou elaborar mais tarde.

Joystick do Atari Gamestation revisita o clássico dos anos 80 (Reprodução)

Depois de conectar todos os cabos e ligar o console, sua tela ou televisão deve pular para a tela inicial, que tem uma fileira superior de abas listando cada console da Atari, e a biblioteca de jogos abaixo.

Atari Gamestation e o romantismo pré videogames

No entanto, o fato lamentável é que esses jogos da Atari simplesmente não são muito atrativos em 2024 para a maioria das pessoas. Vale destacar que A Atari foi uma fabricante de videogames dominante e pioneira nos anos 70 e início dos anos 80. Porém, a maior parte de sua relevância ocorreu antes do colapso do mercado de videogames em 1983, e antes do surgimento da Nintendo e da Sega, cujos jogos eram de qualidade significativamente superior. Desta maneira, Os jogos da Atari eram “primitivos e carentes de profundidade” até mesmo quando Super Mario Bros. surgiu em 1985, quanto mais hoje em dia em 2024.

Acredito que se você esteve vivo nos anos 70 e início dos anos 80 e tem lembranças específicas de jogar Centipede, Asteroids ou outros jogos da Atari, então o Atari Gamestation Pro pode atrair você. Mas para todos os outros que não cresceram particularmente com a Atari, acho que você estaria melhor revisitando os clássicos jogos do NES ou Sega Genesis. Há uma razão pela qual a Atari nunca recuperou sua relevância depois que Nintendo e Sega surgiram durante meados dos anos 80.

Vale a pena comprar o Atari Gamestation Pro?

Você deveria comprar o Atari Gamestation Pro se:

  • Você tem boas lembranças dos jogos da Atari dos anos 70 e 80.
  • Você gosta de colecionar tecnologia vintage ou dispositivos de jogos retrô.

Você não deveria comprar o Atari Gamestation Pro se:

  • Você cresceu após a época da Atari e suas lembranças de videogames de infância são vastamente superiores aos consoles da Nintendo ou Sega.
  • Você se cansa facilmente de jogos simplistas.
Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Games

Sony promete avanços e até novidades de inteligência artificial no console

Games

Tim Sweeney se irritou e chamou os rivais de "idiotas"

Inteligência Artificial

Modelo de inteligência artificial da Google DeepMind é capaz de jogar diferentes jogos de mundo aberto

Games

Apple Arcade, divisão de games da companhia, lança 5 novos jogos em abril

Games

SEGA e a Rovio colocaram a parceria em ação nesta semana

Games

Empresa revelou as novidades para a Promoção de Primavera

Games

Empresas trouxeram novos detalhes sobre o embate entre elas

Tecnologia

Inteligência Artificial “generalista” pode navegar em ambientes virtuais