Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Unicórnio brasileiro consegue economizar R$ 100 milhões com uso de IA

Luis Silva, CEO da Cloudwalk, revelou o sucesso da aplicação de IA na operação

Fintech brasileira mostrou resultados positivos e economia com uso da inteligência artificial (Divulgação)

Unicórnio brasileiro Cloudwalk tem resultados impressionantes com uso da IA! Mencionar como a inteligência artificial pode otimizar a eficiência das empresas e reduzir seus custos tornou-se uma prática comum. Desde que ganhou destaque em 2022, a gestão mais inteligente do tempo e dos recursos humanos. Como resultado, economia financeira, que agora é um dos principais argumentos a favor da IA.

Agora, com mais de um ano de presença da IA nas discussões de negócios, já podemos observar os resultados práticos dessas considerações.

Unicórnio brasileiro de sucesso: Cloudwalk e a inteligência artificial

Por exemplo, a fintech brasileira CloudWalk, proprietária da plataforma de serviços financeiros InfinitePay, analisou seu desempenho e identificou uma economia de 100 milhões de reais com inteligência artificial. A revelação foi de Luis Silva, CEO e fundador da startup. Assim, ele detalhou o case durante um painel no segundo dia do South Summit Brazil 2024, realizado esta semana em Porto Alegre.

Essa avaliação se baseou no volume de atendimentos realizados pelos sistemas baseados em IA, resultando em maior eficiência com redução de tempo e custos. As ferramentas de IA foram responsáveis por 75% do total de atendimentos feitos pela InfinitePay em 2023 — aproximadamente 2,6 milhões de solicitações — um volume que exigiria 1.100 pessoas adicionais nas equipes de atendimento.

“A CloudWalk utiliza inteligência artificial em sua plataforma de transações financeiras há 10 anos”, afirma Silva. “Com a popularização da IA generativa, adotamos a tecnologia ‘na linha de frente’, atendendo os mais de 1,2 milhão de clientes”.

Eficiência nas respostas

A empresa percebeu que muitos empreendedores tinham dúvidas semelhantes, que poderiam receber respostas de forma automatizada com a ajuda da inteligência artificial. Isso resultou em maior eficiência, levando a essa economia significativa. Atualmente, um assistente de IA atende a primeira interação do cliente de forma imediata, enquanto a espera para o atendimento humano é de pouco mais de um minuto. Além disso, o tempo médio de resolução do atendimento realizado pelo “robô” é de sete minutos, enquanto um analista humano leva 22 minutos.

Quanto à estrutura da CloudWalk, avaliada em 2,15 bilhões de dólares, é uma plataforma de serviços financeiros sediada em São Paulo, conhecida principalmente por sua marca de maquininhas de cartão de crédito, a InfinitePay. Em 2023, a empresa faturou 1,5 bilhão de reais, com um lucro de 108 milhões de reais, e atribui parte desse sucesso às economias geradas pela IA.

Além dos benefícios no atendimento ao cliente, a adoção de soluções de inteligência artificial pela CloudWalk impacta diversas áreas. Então se faz presente em segurança digital, concessão de crédito, desenvolvimento de novos produtos, comunicação e recursos humanos.

“Muitas empresas estão começando a adotar a IA generativa e percebendo seu impacto positivo nos negócios”, observa Luís. “Como pioneiros nesse campo, somos uma das primeiras startups globais a demonstrar, na prática, os benefícios tangíveis dessa tecnologia”.

Em novembro de 2023, a empresa foi reconhecida pelo estudo “AI: The Coming Revolution”, com publicação pela Coatue, como a única fintech posicionada entre as líderes globais em inteligência artificial. A CloudWalk também utiliza inteligência artificial para avaliar o crédito para os clientes, considerando mais de 1.000 indicadores para liberar empréstimos em tempo real. Em 2023, a empresa distribuiu mais de 250 milhões de reais em crédito através do aplicativo.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Tecnologia

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Inteligência Artificial

Na "guerra" tecnológica, gigantes do serviço de cloud fecham parcerias com startups de IA

Inteligência Artificial

Empresário lança serviço de inteligência artificial para assinantes Premium

Inteligência Artificial

Estudo apresentou modelo de linguagem de grande escala com acesso a dados demográficos

Inteligência Artificial

Sam Altman investiu milhões em tecnologia de fusão nuclear

Tecnologia

Projeto deve interligar sistemas de bancos de vários países

Inteligência Artificial

Michio Kaku aponta a era quântica como determinante para o futuro