Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Agência europeia aprova vacina da Moderna contra a covid-19

agencia-europeia-aprova-vacina-da-moderna-contra-a-covid-19

A vacina contra o novo coronavírus da Moderna se tornou hoje (6) a segunda a receber aprovação da agência reguladora de medicamentos da Europa, com as autoridades acelerando a disponibilização de doses para conter a pandemia em meio às preocupações com novas variantes do vírus.

Em comunicado, o órgão regulador europeu explicou que chegaram a um consenso sobre a recomendação da vacina da Moderna depois de o Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA (CHMP) ter avaliado “exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina”.

“Esta vacina fornece-nos outra ferramenta para superar a emergência atual”, explica Emer Cook, diretor executivo da EMA. “É uma prova do esforço e do empenho de todos os envolvidos que temos esta segunda recomendação de uma vacina em pouco menos de um ano desde que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, acrescenta Cook.

Um ensaio clínico que envolveu cerca de 30 mil pessoas concluiu que a vacina da Moderna demonstrou uma eficácia de 94,1% na prevenção da covid-19 em pessoas com mais de 18 anos. A vacina da Moderna é administrada em duas doses, com 28 dias de intervalo entre cada uma.

Após o aval da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o passo final é a aprovação pela Comissão Europeia, o que deve acontecer rapidamente.

O ensaio também demonstrou uma eficácia de 90,9% em participantes incluídos nos grupos de risco, com doenças pulmonares crônicas, doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou infeção por HIV/Aids.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já reagiu ao anúncio da EMA, considerando “boas notícias para os nossos esforços de fazer chegar mais vacinas para a Covid-19 aos europeus”.

A presidente da Comissão Europeia garante que estão “trabalhando em máxima velocidade para aprovar” a vacina da Moderna “e torná-la disponível na União Europeia”.

Com a aprovação da EMA e da Comissão Europeia, esta torna-se a segunda vacina a ser aprovada na União Europeia, depois da Pfizer.

Armazenamento

A eficácia da vacina da Pfizer e da Moderna são semelhantes, mas uma das principais diferenças entre as duas é o armazenamento.

A vacina da Pfizer exige armazenamento a menos de 80 graus Celsius (°C) , enquanto a da Moderna pode ser mantida em temperatura de congelamento e ficar entre 2°C a 8°C graus por um período de 30 dias, o que facilita a logística de transporte e o abastecimento a qualquer parte do mundo.

“Como para todos os medicamentos, vamos monitorar de perto os dados sobre a segurança e a eficácia da vacina para garantir a proteção contínua do público da União Europeia (UE). O nosso trabalho será sempre orientado pelas provas científicas e pelo nosso compromisso de salvaguardar a saúde dos cidadãos da UE”, garante o diretor executivo da EMA em comunicado.

Matéria ampliada às 12h03

*Com informações da Reuters e da RTP

Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Advertisement

Recomendas

Criptomoedas

Peter Schiff, o economista que previu a crise financeira de 2008 e um defensor fervoroso do ouro, declarou recentemente que o Bitcoin está “morto”....

Mundo

No epicentro das acusações contra Donald Trump, está a atriz Stormy Daniels, cuja presença nesse turbulento julgamento criminal expõe as profundas falhas de caráter...

Criptomoedas

Bitcoins adormecidos acordaram

Mundo

Os bilionários estão preocupados com as catástrofes climáticas

Últimas

Tecnologia

Concorrente menor da gigante dos serviços de nuvem apresenta ótima performance

Tudo Sobre

O Chevrolet Corvette E-Ray 2024 representa um marco significativo na história do Corvette, marcando a transição do icônico modelo para uma era eletrificada. Com...

Esporte

Horários, Transmissões e Expectativas para a Próxima Etapa Eletrizante da Fórmula 1

Esporte

Sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, adquire o Esporte Clube Bahia por R$ 126 Bilhões

Esporte

E-Ray 2025 será o pace car na 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

Mais notícias relacionadas

Esporte

Tricolor das Laranjeiras precisa reverter o resultado para ficar com a taça

Esporte

Equipe derrotou o rival e conquistou o título pela quinta vez na história

Famosos

Modelo compartilhou registros com biquíni minúsculo e corpo perfeito

Música

Rapper brasileiro se apresenta no continente pela primeira vez

Música

Cantor se apresentou na capital irlandesa no último dia 27

Esporte

A equipe rubro-negra foi a 30 pontos e assumiu provisoriamente o quinto lugar, a quatro pontos do Bahia, último time no G4. Os pernambucanos,...

Esporte

O Fluminense saiu na frente do Fortaleza pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (28), o Tricolor carioca superou o Leão...

Esporte

O São Paulo abriu vantagem sobre o América-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (28), o Tricolor venceu o primeiro...