Na segunda-feira, 8 de abril, o College of Science, junto com o Departamento de Física, sediará uma festa de observação de um eclipse solar no Drillfield.
A lua vai eclipsar totalmente o sol em partes dos Estados Unidos, e na área de Blacksburg a lua vai cobrir 88 por cento do sol aproximadamente às 15h15. O sol não será totalmente eclipsado nos Estados Unidos por mais 20 anos.
Estudantes, professores e funcionários estão convidados para o evento de observação no Drillfield e são encorajados a chegar a partir das 14h45 e estar em uma boa posição de visualização quando o eclipse atingir o seu pico.
“Ver o disco solar sendo cada vez mais escondido pela lua é um espetáculo espetacular,” disse Nahum Arav, professor de física que pesquisa ciências astronômicas. “No meio do eclipse, não apenas um pequeno pedaço do sol ficará descoberto, mas a luz do sol se tornará visivelmente mais fraca.”
Durante o evento, óculos de visualização do eclipse estarão disponíveis gratuitamente, e haverá 10 estações de visualização com telescópios solares que oferecem uma visão ainda melhor de maneira segura. Especialistas do departamento de física estarão presentes para fornecer explicações detalhadas para aqueles interessados em ouvir os detalhes científicos deste raro acontecimento celestial.
“É importante lembrar,” disse Arav, “que pode ser tentador dar uma olhada no sol sem óculos de proteção, mas mesmo no meio do eclipse, a visualização do sol com os olhos desprotegidos a qualquer momento pode danificar a visão de uma pessoa. Por favor, junte-se a nós para que você possa dar uma boa olhada sem danos duradouros.”
Além dos óculos de visualização gratuitos, um número seleto de camisetas projetadas para o evento serão sorteadas, e o college distribuirá Moon Pies e refrigerantes Starry.
O evento depende das condições meteorológicas: Se as nuvens cobrirem mais de dois terços do céu naquela tarde, será adiado – até 2044.