Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que o uso do Twitter, agora referido como X, afeta negativamente o bem-estar. Isto porque gera uma imediata queda nas emoções positivas e aumento de sentimentos de raiva, polarização política e tédio. Embora alguns usuários sintam um maior senso de pertencimento, isso não se traduz em emoções positivas duradouras. Motivações para usar a plataforma, como verificar notícias ou combater o tédio, influenciam o comportamento dos usuários e seus impactos emocionais.
Um estudo com 252 usuários nos EUA revelou que aqueles que usam o X para escapar de problemas têm uma pontuação geral de bem-estar mais baixa e são mais propensos a sentir raiva e infelicidade. Usuários frequentes tendem a se sentir mais entediados e solitários, especialmente após usar a plataforma. A ação mais associada a um estado de bem-estar reduzido é rolar o feed, que consome a maior parte do tempo dos usuários no X.
Houve uma observação intrigante de que os usuários politicamente polarizados tendem a retwittar mais, e o uso do X para entretenimento está correlacionado com uma sensação crescente de polarização. Entretanto, interagir com pessoas de diferentes opiniões políticas não aumenta a polarização individual. O estudo foi realizado antes das mudanças implementadas por Elon Musk após adquirir o Twitter, embora os achados sobre o uso passivo e os impactos emocionais das redes sociais sejam amplamente aplicáveis.
Os pesquisadores destacam a importância da intencionalidade no uso das redes sociais, sugerindo evitar o uso quando se está entediado ou frustrado. Em contraste com interações sociais que aumentam o bem-estar, o X parece ter um efeito negativo significativo nas emoções dos usuários. Essas descobertas ressaltam a necessidade de uma abordagem mais consciente no uso das mídias sociais, considerando os impactos emocionais e motivacionais de sua utilização.