Na semana passada, a Microsoft lançou uma atualização opcional para o Windows 11 que, em vez de melhorar a experiência dos usuários, acabou causando dor de cabeça para muita gente. O update, conhecido como KB5043145, tinha a intenção de trazer melhorias de qualidade de vida para o Windows 11 23H2, mas veio embalado com alguns bugs indesejados.
Tela azul e tela verde
Essa atualização, que deveria ser um simples ajuste no sistema, está provocando problemas graves. Entre eles, está o fato de que alguns usuários estão recebendo notificações para reiniciar seus dispositivos várias vezes, e outros estão enfrentando travamentos que resultam em telas azuis ou verdes da morte (os temidos blue e green screen errors).
Disparo do BitLocker
Em alguns casos mais extremos, após múltiplas reinicializações, o Windows ativa automaticamente a ferramenta de reparo automático. E para piorar, até o BitLocker, uma ferramenta de segurança do Windows, pode aparecer solicitando recuperação. O BitLocker é um recurso que criptografa os dados do dispositivo, mas só está disponível nas edições Windows 11 Pro, Enterprise e Education. Se você está usando o Windows 11 Home, pode respirar aliviado, pois esse bug não afeta sua versão.
Agora, se você está usando as edições mais avançadas e foi pego de surpresa pelo BitLocker, saiba que não é a primeira vez que esse tipo de problema aparece. No início do ano, a Microsoft já tinha lidado com bugs relacionados ao BitLocker e reinicializações não solicitadas, o que mostra que esses problemas ainda persistem.
Microsoft já reconhece o problema
A Microsoft já reconheceu esses problemas no documento de suporte da atualização e afirmou que está investigando a situação. Ou seja, ainda estamos no modo de espera para saber como a gigante da tecnologia vai resolver esse perrengue causado pela atualização.
Para quem já está sofrendo com esses bugs, a má notícia é que ainda não foram divulgadas soluções ou formas de contornar os problemas. Então, por enquanto, a recomendação é clara: melhor evitar essa atualização opcional, já que ela pode transformar o seu dia em um verdadeiro caos tecnológico.
Dica sobre atualizações opcionais
E vale lembrar: por ser uma atualização opcional, você não precisa instalá-la. Se o seu Windows está funcionando bem, o mais seguro é manter distância dessa atualização até que os bugs sejam corrigidos.
Então, se o seu PC ainda não deu sinais de querer reiniciar a cada cinco minutos ou travar com uma tela azul, fique longe do botão de “atualizar agora”. Afinal, segurança e tranquilidade valem mais do que pequenas melhorias que podem vir com problemas indesejados.
Agora, é só esperar pela próxima movimentação da Microsoft, que deve fornecer mais informações e, quem sabe, soluções para os usuários que foram afetados por esse update desastroso. Por enquanto, o melhor a fazer é acompanhar as atualizações e, claro, torcer para que as correções venham logo.
Resumo para quem está com pressa:
- Microsoft lançou uma atualização opcional para o Windows 11 com a identificação KB5043145.
- A atualização trouxe bugs que causam reinicializações constantes e travamentos.
- Alguns usuários enfrentaram erros com o BitLocker, uma ferramenta de segurança do Windows.
- O problema afeta principalmente as edições Windows 11 Pro, Enterprise e Education.
- A Microsoft está investigando os problemas, mas ainda não há solução.
- A recomendação é evitar instalar essa atualização até que os bugs sejam resolvidos.