Cyber ataque e prejuízo de bilhões! O Grupo UnitedHealth pagou um valor adicional de US$ 1 bilhão aos provedores afetados pelo ataque cibernético da Change Healthcare desde a semana passada. Como resultado, elevaram o total de fundos adiantados para mais de US$ 3,3 bilhões, informou a empresa na quarta-feira.
A UnitedHealth, proprietária da Change Healthcare, descobriu em fevereiro que um ator de ameaça cibernética havia invadido parte da rede de tecnologia da informação da unidade. A Change Healthcare processa mais de 15 bilhões de transações de faturamento anualmente. Além disso, 1 em cada 3 registros de pacientes passa por seus sistemas, de acordo com seu site.
A empresa desconectou os sistemas afetados “imediatamente após a detecção” da ameaça, de acordo com um arquivamento na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. As interrupções deixaram muitos provedores de saúde temporariamente incapazes de preencher receitas ou receberem reembolso por seus serviços pelas seguradoras.
Muitos provedores de saúde dependem do fluxo de caixa de reembolso para operar, então as consequências estão sendo substanciais. Práticas menores e de médio porte disseram à CNBC que estavam tomando decisões difíceis sobre como se manter à tona. Uma pesquisa publicada pela American Hospital Association no início deste mês constatou que 94% dos hospitais tiveram interrupções financeiras devido ao ataque.
Reembolso por cyber ataque
Como resultado, a UnitedHealth introduziu seu programa temporário de assistência financeira para ajudar os provedores que precisam de apoio. A empresa afirmou que os US$ 3,3 bilhões em adiantamentos não precisarão ser reembolsados até que os fluxos de reivindicações voltem ao normal. Agências federais como os Centros de Serviços Medicare e Medicaid introduziram opções adicionais para garantir que estados e outras partes interessadas possam fazer pagamentos intermediários aos provedores.
A UnitedHealth vem trabalhando para restaurar os sistemas da Change Healthcare nas últimas semanas e espera que algumas interrupções continuem até abril, de acordo com seu site. A empresa começou a processar um backlog de mais de US$ 14 bilhões em reivindicações na sexta-feira, e na quarta-feira disse que “as reivindicações começaram a fluir”.