Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Uso de IoT no setor de óleo e gás dá salto de quase 20%

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Setor de óleo e gás investe muito forte em novas tecnologias (Divulgação)

A indústria de petróleo e gás está passando por um aumento na adoção de dispositivos IoT, de acordo com um novo relatório da Berg Insight.

O relatório da Berg Insight prevê que a base instalada de dispositivos sem fio com conectividade celular, via satélite ou de baixa potência e longo alcance (LPWA, na sigla em inglês) na indústria crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 19,3%, aumentando de 7,8 milhões de unidades no final de 2023 para 18,8 milhões de dispositivos conectados até 2028.

A principal aplicação que impulsiona esse crescimento é o monitoramento remoto de ativos, como equipamentos industriais, tanques e infraestrutura de dutos nos setores de midstream e downstream. O crescimento esperado nos envios de dispositivos celulares é atribuído a uma maior taxa de adoção de aplicações de sensores baseadas em tecnologias LTE-M e NB-IoT e à preferência contínua por comunicações celulares no segmento de monitoramento remoto de tanques.

Os analistas da Berg Insight acreditam que tecnologias LPWA não-3GPP, como LoRa, também podem alcançar uma posição significativa neste mercado, já que muitas aplicações de monitoramento remoto têm requisitos limitados de largura de banda.

Parcerias entre fornecedores de automação industrial e empresas de tecnologia continuam sendo uma tendência na indústria de petróleo e gás, expandindo-se para incluir operadores de petróleo e gás e empresas de software.

Fornecedores globais de automação, como ABB, Emerson, Hitachi, Honeywell, Rockwell Automation, Schneider Electric, Siemens e Yokogawa, podem fornecer soluções completas graças aos seus extensos ecossistemas de parceiros.

A escolha da topologia de rede preferida e dos padrões de comunicação depende da área de aplicação, pois cada atividade na cadeia de valor do petróleo e gás tem suas próprias necessidades específicas de conectividade.

Muitos fornecedores reconhecem as diversas necessidades da indústria integrando diferentes capacidades sem fio em soluções de caixa única. Provedores de conectividade, como Advantech, Cisco, HMS Networks, Moxa, MultiTech e Robustel, oferecem roteadores e gateways modulares onde diferentes interfaces sem fio podem ser adicionadas ao dispositivo.

“As empresas de petróleo e gás estão cada vez mais dependendo de dados de dispositivos IIoT para tomar decisões mais informadas,” disse Veronika Barta, analista de IoT da Berg Insight.

À medida que os operadores avançam para operações mais remotas e autônomas, a necessidade de coletar volumes maiores de dados aumenta, exigindo capacidades de processamento de borda para adquirir significado dos dados.

“Implantações de dispositivos IIoT sem fio com computação de borda serão fundamentais para otimizar ativos e melhorar as operações de petróleo e gás,” conclui Barta.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Inteligência Artificial

Ah, a maravilhosa e onipresente inteligência artificial! Um estudo recente da Bynder revelou como os consumidores interagem com conteúdo produzido por IA em comparação...

Tecnologia

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

Mundo

Prefeito de NYC defende mau-comportamento de Chatbot

Inteligência Artificial

Autoridades britânicas levantaram preocupações com "estados hostis"

Inteligência Artificial

Nova ferramenta foi desenvolvida com dados da população da Dinamarca

Últimas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa

Inteligência Artificial

MBA focado em IA e com aplicação direta em Startups

Mundo

Será a última oportunidade de ver um eclipse total nos próximos 20 anos

Tecnologia

Recentemente o Google encerrou o seu serviço de Podcasts, relembre outros apps aposentados pela bigtech

Tecnologia

O curso gratuito faz parte do programa Prep Tech

Mais notícias relacionadas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa