Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Uso de IoT no setor de óleo e gás dá salto de quase 20%

Setor de óleo e gás está passa por salto na adoção de dispositivos IoT

testes-confirmam-petroleo-de-otima-qualidade-no-campo-de-buzios
Setor de óleo e gás investe muito forte em novas tecnologias (Divulgação)

A indústria de petróleo e gás está passando por um aumento na adoção de dispositivos IoT, de acordo com um novo relatório da Berg Insight.

O relatório da Berg Insight prevê que a base instalada de dispositivos sem fio com conectividade celular, via satélite ou de baixa potência e longo alcance (LPWA, na sigla em inglês) na indústria crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 19,3%, aumentando de 7,8 milhões de unidades no final de 2023 para 18,8 milhões de dispositivos conectados até 2028.

A principal aplicação que impulsiona esse crescimento é o monitoramento remoto de ativos, como equipamentos industriais, tanques e infraestrutura de dutos nos setores de midstream e downstream. O crescimento esperado nos envios de dispositivos celulares é atribuído a uma maior taxa de adoção de aplicações de sensores baseadas em tecnologias LTE-M e NB-IoT e à preferência contínua por comunicações celulares no segmento de monitoramento remoto de tanques.

Os analistas da Berg Insight acreditam que tecnologias LPWA não-3GPP, como LoRa, também podem alcançar uma posição significativa neste mercado, já que muitas aplicações de monitoramento remoto têm requisitos limitados de largura de banda.

Parcerias entre fornecedores de automação industrial e empresas de tecnologia continuam sendo uma tendência na indústria de petróleo e gás, expandindo-se para incluir operadores de petróleo e gás e empresas de software.

Fornecedores globais de automação, como ABB, Emerson, Hitachi, Honeywell, Rockwell Automation, Schneider Electric, Siemens e Yokogawa, podem fornecer soluções completas graças aos seus extensos ecossistemas de parceiros.

A escolha da topologia de rede preferida e dos padrões de comunicação depende da área de aplicação, pois cada atividade na cadeia de valor do petróleo e gás tem suas próprias necessidades específicas de conectividade.

Muitos fornecedores reconhecem as diversas necessidades da indústria integrando diferentes capacidades sem fio em soluções de caixa única. Provedores de conectividade, como Advantech, Cisco, HMS Networks, Moxa, MultiTech e Robustel, oferecem roteadores e gateways modulares onde diferentes interfaces sem fio podem ser adicionadas ao dispositivo.

“As empresas de petróleo e gás estão cada vez mais dependendo de dados de dispositivos IIoT para tomar decisões mais informadas,” disse Veronika Barta, analista de IoT da Berg Insight.

À medida que os operadores avançam para operações mais remotas e autônomas, a necessidade de coletar volumes maiores de dados aumenta, exigindo capacidades de processamento de borda para adquirir significado dos dados.

“Implantações de dispositivos IIoT sem fio com computação de borda serão fundamentais para otimizar ativos e melhorar as operações de petróleo e gás,” conclui Barta.

Written By

Geek desde a internet movida a carvão, passei por UOL, Abril, Estadão e Perfil. Professor de IoT e IA, colaboro escrevendo sobre Tech e Inteligência Artificial. Fã de Fórmula 1 e palmeirense fanático.

Advertisement

Recomendas

Criptomoedas

Peter Schiff, o economista que previu a crise financeira de 2008 e um defensor fervoroso do ouro, declarou recentemente que o Bitcoin está “morto”....

Mundo

No epicentro das acusações contra Donald Trump, está a atriz Stormy Daniels, cuja presença nesse turbulento julgamento criminal expõe as profundas falhas de caráter...

Criptomoedas

Bitcoins adormecidos acordaram

Mundo

Os bilionários estão preocupados com as catástrofes climáticas

Últimas

Tecnologia

Concorrente menor da gigante dos serviços de nuvem apresenta ótima performance

Tudo Sobre

O Chevrolet Corvette E-Ray 2024 representa um marco significativo na história do Corvette, marcando a transição do icônico modelo para uma era eletrificada. Com...

Esporte

Horários, Transmissões e Expectativas para a Próxima Etapa Eletrizante da Fórmula 1

Esporte

Sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, adquire o Esporte Clube Bahia por R$ 126 Bilhões

Esporte

E-Ray 2025 será o pace car na 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis

Mais notícias relacionadas

Tudo Sobre

Agronegócio é o setor que mais pode se beneficiar de tecnologias como LoRa