Segundo portal as exclusões de vídeos aconteceram desde outubro de 2019
O Youtube, plataforma de vídeos mais usada da internet está excluindo comentários em vídeos com expressões em Mandarim que contém críticas ao Partico Comunista Chinês (PCC).
Procurada, a diretoria da plataforma confirmou ao portal ao portal The Verge que a situação estava acontecendo por engano e que o problema estava sob investigação. Acontece que as exclusões estavam acontecendo desde oututbro de 2019. Acusaram que foi um erro no sistema de fiscalização e estavam investigando.
As expressões que aparecem em vídeos ou em transmissões ao vivo que contêm as palavras “共匪” (“bandido comunista”) ou “五毛” (“partido de 50 centavos”) são excluídos automaticamente em cerca de 15 segundos. O segundo termo é uma gíria depreciativa para se referir aos usuários da internet pagos pelo regime chinês para manipular a discussão online. O nome deriva de alegações de que essas pessoas recebem US$ 0,50 por post.
A Youtuber Jennifer Zeng compartilhou um vídeo em que se percebe a exclusão automática quase em tempo real das expressões. Confira:
#YouTube "automatically" deletes a comment in Chinese, "Gongfei", which means "communist bandit", in 15 seconds.
This person tested 3 times, same result. #油管 15秒內自動刪除「共匪」留言,網友連試三次皆如此。
他們找了個比李飛飛更厲害的AI專家? pic.twitter.com/MLCeko0SIY— Jennifer Zeng 曾錚 (@jenniferatntd) May 13, 2020