Connect with us

Hi, what are you looking for?

Esporte

Maradona completaria 63 anos; relembre a carreira do craque

Craque dentro de campo e polêmico fora dele: a vida do astro argentino

Maradona é um dos maiores da história do futebol
Maradona é um dos maiores da história do futebol (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta segunda-feira (30), Diego Armando Maradona Franco completaria 63 anos de idade. O argentino foi um dos maiores jogadores da história do futebol. Porém, a carreira do ídolo nacional reservou momentos contraditórios e de muitas polêmicas.

Nascido no dia 30 de outubro de 1960, Maradona colecionou momentos de glória em sua carreira como atleta e, mais tarde, resolveu se arriscar na beira do gramado como treinador. Natural de Lanús, Argentina, ele começou como atleta no Argentinos Juniors, onde deu seus primeiros chutes.

Logo após os primeiros passos, Diego Maradona chegou ao Boca Juniors em 1981 e permaneceu por um ano. Por lá, venceu o Campeonato Argentino. Na temporada seguinte, se transferiu ao gigante Barcelona. Adquirido como grande estrela, ele viu o entorno não permitir que mostrasse todo seu talento.

MARADONA: APLAUDIDO DE PÉ!

Dessa forma, Maradona teve poucas atuações de destaque pelo clube espanhol. Decidiu a final da Copa do Rei contra o Real Madrid, em 1983, sendo aplaudido de pé pela torcida rival. Já em 1984, o argentino desembarcou no Napoli, da Itália.

Chegou ao clube como uma verdadeira explosão e elevou o patamar do time ao extremo. Conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália e uma Copa da UEFA. O Napoli foi o clube onde o atacante mais se destacou.

Por outro lado, Maradona disputou quatro Copas do Mundo. A primeira aconteceu em 1982. A segunda foi em 1986, onde sagrou-se campeão do mundo após o famoso episódio de “La Mano de Diós”, nas quartas de final, contra a Inglaterra.

Contudo, como treinador, o argentino não teve, nem de perto, o mesmo desempenho que conseguiu ter dentro das quatro linhas. Já em 2008, Maradona chegou ao comando da seleção de seu país e trabalhou com o time de Messi na Copa de 2010.

VIDA PESSOAL!

Em sua vida pessoal, Diego Armando Maradona colecionou histórias que prejudicaram sua carreira. Assim, o problema com as drogas afetou a vida do craque por muito tempo. O argentino foi casado com Cláudia Villafañe até 2003.

Com a ex-mulher, ele teve duas filhas, Dalma e Gianinna. Teve mais três herdeiros de outros relacionamentos, Diego Sinagra, Jana e Dieguito Fernando. Aos 60 anos, Diego Maradona faleceu no dia 25 de novembro de 2020 após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa, na cidade de Tigre, Argentina.

Completo apaixonado por esportes. Da bola rolando às manobras mais radicais do skate e surfe. Formado em Jornalismo e com experiência em texto, edição e redes sociais, e passagem por sites de esporte. Escreve sobre esportes e traz aquelas novidades dos atletas dentro e fora dos torneios. Nas horas vagas sofre com o Santos FC.

Advertisement

Recomendas

Economia

VW Santana, o carro alemão que os brasileiros fizeram na China

Esporte

Em final confusa, repleta de desorganização e cheia de emoção, Argentina sai campeã

Esporte

A super Espanha é tetra campeã europeia de forma incrível

Séries

O rei teve seu rosto desfigurado e a armadura fundiu-se a sua carne após batalha dos dragões

Cultura

Sérgio Cabral, pai do ex-governador do RJ, foi uma lenda do jornalismo nacional

Últimas

Mundo

O ex-presidente e candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, sofreu um atentado durante um comício na Pensilvânia neste sábado (13). Trump foi quase...

Esporte

O Brasil garantiu a classificação para a segunda etapa da Copa América com um desempenho nada convincente, trazendo um alívio tanto para os patrocinadores...

Atualidades

Em 2024, as vendas de carros elétricos e híbridos novos cresceram bastante no Brasil, especialmente por causa dos preços competitivos das montadoras chinesas. Mas...

Mundo

Os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), enfrentam incertezas quanto ao retorno à Terra devido...

Esporte

Em 2008 uma armação comandada por Briatore tirou o título de Felipe Massa

Mais notícias relacionadas

Esporte

Em final confusa, repleta de desorganização e cheia de emoção, Argentina sai campeã

Esporte

O Brasil garantiu a classificação para a segunda etapa da Copa América com um desempenho nada convincente, trazendo um alívio tanto para os patrocinadores...

Esporte

São Paulo derrotou o Criciúma por 2 a 1, nesta quinta-feira

Esporte

Lucas Paqueta envolvido em caso de escândalo das apostas na Inglaterra

Esporte

Sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, adquire o Esporte Clube Bahia por R$ 126 Bilhões

Esporte

Confronto vai definir o último time classificado às semifinais

Esporte

Confronto vai definir o primeiro semifinalista do Paulistão

Esporte

Torneio chega no momento decisivo e com grandes times na disputa