Nesta segunda-feira (30), Diego Armando Maradona Franco completaria 63 anos de idade. O argentino foi um dos maiores jogadores da história do futebol. Porém, a carreira do ídolo nacional reservou momentos contraditórios e de muitas polêmicas.
Nascido no dia 30 de outubro de 1960, Maradona colecionou momentos de glória em sua carreira como atleta e, mais tarde, resolveu se arriscar na beira do gramado como treinador. Natural de Lanús, Argentina, ele começou como atleta no Argentinos Juniors, onde deu seus primeiros chutes.
Logo após os primeiros passos, Diego Maradona chegou ao Boca Juniors em 1981 e permaneceu por um ano. Por lá, venceu o Campeonato Argentino. Na temporada seguinte, se transferiu ao gigante Barcelona. Adquirido como grande estrela, ele viu o entorno não permitir que mostrasse todo seu talento.
MARADONA: APLAUDIDO DE PÉ!
Dessa forma, Maradona teve poucas atuações de destaque pelo clube espanhol. Decidiu a final da Copa do Rei contra o Real Madrid, em 1983, sendo aplaudido de pé pela torcida rival. Já em 1984, o argentino desembarcou no Napoli, da Itália.
Chegou ao clube como uma verdadeira explosão e elevou o patamar do time ao extremo. Conquistou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália e uma Copa da UEFA. O Napoli foi o clube onde o atacante mais se destacou.
Por outro lado, Maradona disputou quatro Copas do Mundo. A primeira aconteceu em 1982. A segunda foi em 1986, onde sagrou-se campeão do mundo após o famoso episódio de “La Mano de Diós”, nas quartas de final, contra a Inglaterra.
Contudo, como treinador, o argentino não teve, nem de perto, o mesmo desempenho que conseguiu ter dentro das quatro linhas. Já em 2008, Maradona chegou ao comando da seleção de seu país e trabalhou com o time de Messi na Copa de 2010.
VIDA PESSOAL!
Em sua vida pessoal, Diego Armando Maradona colecionou histórias que prejudicaram sua carreira. Assim, o problema com as drogas afetou a vida do craque por muito tempo. O argentino foi casado com Cláudia Villafañe até 2003.
Com a ex-mulher, ele teve duas filhas, Dalma e Gianinna. Teve mais três herdeiros de outros relacionamentos, Diego Sinagra, Jana e Dieguito Fernando. Aos 60 anos, Diego Maradona faleceu no dia 25 de novembro de 2020 após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa, na cidade de Tigre, Argentina.