Warren Buffet, apesar de evitar por muito tempo o setor de tecnologia, tornou a Apple (NASDAQ: AAPL) a maior posição no conglomerado que ele lidera, a Berkshire Hathaway. Não, o Oráculo de Omaha não investiu na fabricante do iPhone devido à histeria em torno da inteligência artificial (IA). Buffett é dono da Apple desde 2016, muito antes da narrativa da IA começar a se formar.
Mas durante o último ano, muitos dos grandes colegas de tecnologia da Apple, como Microsoft e Alphabet, têm feito progressos notáveis na área de IA. Enquanto o desenvolvedor do Windows e o gigante das buscas na internet fizeram vários anúncios públicos sobre suas ambições em IA, a Apple permaneceu quieta.
Jogar de forma reservada é bastante comum para a Apple – mas desta vez, pareceu um pouco diferente. Com algum ceticismo surgindo de que a Apple possa ter perdido o barco da IA, detalhes recentes sobre os planos da empresa surgiram de um relatório da Bloomberg.
Abaixo, vamos explorar como a Apple pode estar perseguindo a IA e avaliar o que isso poderia significar para um investimento na ação.
Warren Buffet sabe: devagar e sempre vence a corrida
A Microsoft deu início à corrida da IA com um investimento multibilionário na OpenAI, a startup por trás do ChatGPT. Desde o investimento, a Microsoft integrou rapidamente o ChatGPT em seu sistema operacional Windows – especificamente, em aplicativos relacionados ao Microsoft Office e à plataforma de nuvem Azure da empresa.
Alphabet e Amazon rapidamente seguiram o movimento da Microsoft, com cada empresa fazendo investimentos vistosos em um concorrente da OpenAI chamado Anthropic. Isso não foi totalmente surpreendente, dado que Alphabet e Amazon competem em computação em nuvem com a Microsoft.
Mas a Apple, que ficou de fora da revolução da nuvem, permaneceu suspeitosamente quieta durante a frenesi de investimentos em IA.
A Apple está se movendo muito devagar?
Embora a Apple não tenha revelado sua visão de IA publicamente, o analista de Wall Street Dan Ives, da Wedbush Securities, teorizou que a empresa poderia aproveitar as capacidades de IA em sua App Store. No início deste mês, os investidores pelo menos tiveram uma pequena prévia de como a Apple pode estar avançando na IA. A empresa adquiriu uma startup canadense chamada DarwinAI, que desenvolve tecnologia usada para identificar defeitos em dispositivos de hardware durante a fabricação.
Com base na teoria de Ives de que a Apple pode contar com as capacidades de IA para o crescimento futuro na App Store, faz sentido que a empresa reforce suas capacidades de garantia de qualidade em sua linha de dispositivos de hardware – que experimentaram um crescimento diminuto durante o último ano. Após a aquisição da Darwin AI, um relatório publicado pela Bloomberg sugeriu que a Apple está em conversações tanto com a Alphabet quanto com a OpenAI para potencialmente executar seus modelos de IA generativa no iPhone.
Fique de olho em mais detalhes
A Apple trabalhando com a Alphabet ou a OpenAI não era algo que muita gente esperava. A empresa é talvez mais famosa por seu compromisso implacável com a inovação de produtos. Por esse motivo, adotou um sistema fechado, desenvolvendo tecnologia internamente e raramente terceirizando. É por isso que ainda existe uma incredulidade em relação a um possível acordo com a Alphabet ou a OpenAI.
Podemos dizer que este é um cenário de fazer ou morrer para a Apple. Todos os grandes concorrentes de tecnologia da empresa fizeram avanços na área de IA. Isso deixou a Apple em um jogo desvantajoso de recuperação – tudo enquanto o crescimento estagna.
Trabalhar com outras empresas de IA poderia ser apenas uma ilusão. Então, isso é uma parceria que poderia ser uma maneira de a Apple se manter na conversa enquanto a empresa descobre sua estratégia real.
É por isso que podemos ver um investimento na Apple agora como potencialmente uma jogada geracional. É muito difícil apostar contra uma empresa que tem uma história tão prolífica quando se trata de unir software a eletrônicos de consumo. Se a Apple está usando um relacionamento estratégico com outros desenvolvedores de IA como o catalisador para uma descoberta mais significativa no futuro, poderia ser o primeiro capítulo de uma história de retorno muito necessária.
Warren Buffet gosta das ações da Apple
No entanto, com as ações sendo negociadas a 26 vezes o lucro futuro, a ação da Apple está mais cara do que tanto a Alphabet quanto o S&P 500. Então não é muito compreensível por que um investidor pagaria um prêmio sobre o mercado mais amplo e outros jogadores estabelecidos em IA – especialmente para uma empresa que não está crescendo e não parece ter um plano concreto.
Dado o sucesso de longo prazo da Apple, no entanto, vamos dar o benefício da dúvida – por enquanto. Embora melhor ser cauteloso em comprar a ação em sua avaliação atual, existe a curiosidade para saber mais sobre qualquer relacionamento potencial com plataformas concorrentes. Aliás, como sabemos que Warren Buffet conhece “um pouco” do negócio, uma estratégia prudente é ficar atento a quaisquer detalhes adicionais sobre o roteiro de IA da Apple e avaliar a volatilidade da ação após qualquer notícia.
Se sua convicção aumentar com quaisquer desenvolvimentos da Apple relacionados à IA, pode valer a pena comprar ações e manter a longo prazo.