Plataforma irá ampliar formas de monetizar seus videos ao vivo e do IGTV
O Facebook anunciou uma importante atualização em um dos seus produtos mais queridos e admirados. O aplicativo de fotos e vídeos Instagram vai passar a remunerar influenciadores que usam a plataforma.
O board do Instagram anunciou que está implementando duas novas formas para os criadores ganharem dinheiro diretamente com a rede social: anúncios na IGTV e adesivos usados no Instagram Live. Os anúncios na TV do Instagram (IGTV) começam a aparecer na próxima semana, com pelo menos 55% da receita sendo revertida para os criadores de conteúdo.
Já a outra forma de monetização dos criadores de conteúdo é através de adesivos (badges) pagos que aparecerão nas lives. Os badges permitem aos fãs e seguidores apoiarem diretamente os criadores de conteúdos, sem ter de passar por transferências via PayPal ou outros sistemas de apoio fora do Instagram. Os usuários que assistem aos vídeos vão poder comprar comprar estas pequenas marcas que aparecem nas lives e disponíveis com diferentes preços.
Os testes com anúncios e badges devem começar em um grupo menor de influenciadores e anunciantes na fase “beta”, para posteriormente ser disponibilizada a todos os usuários. No primeiro trimestre de 2020 a plataforma viu sua quantidade de vídeos ao vivo crescer incríveis 70%.
O Instagram defende a ideia de que essas novas formas de monetização são para incrementar mais possibilidades de receitas e não uma substituição da forma como os criadores já ganham dinheiro com a plataforma. A iniciativa também é reflexo do aumento expressivo do tráfego de conteúdo e vídeos ao vivo da plataforma desde o início da pandemia do novo coronavírus.